segunda-feira, 6 de junho de 2011

ANNA MARIA NIEMEYER - POR SÔNIA RIBEIRO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA DE INTERIORES
PROFESSORA APARECIDA BORGES
ALUNA: SÔNIA BEATRIZ RIBEIRO DIAS
EXERCÍCIO:
1 BIOGRAFIA E DESIGN DE MOBILIÁRIO DE ANNA MARIA NIEMEYER
1.1 Biografia
Anna Maria Niemeyer, Marchand, Designer e Arquiteta de Interiores, nasceu no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Colaborando desde muito jovem com seu pai, o arquiteto Oscar Niemeyer, dedicou-se à ambientação de interiores, tendo realizado inúmeros projetos como funcionária da NOVACAP, entre eles: os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, em Brasília, onde residiu de 1960 a 1973. Juntos estudaram uma linha de móveis que são produzidos no Brasil e foram durante algum tempo também fabricados na Itália, tendo sido em ambos os casos expostos em espaços como: o Centre Georges Pompidou, em Paris; o Chiöstro Grande em Florença; a Organização das Nações Unidas em Nova York; o Salão de Paris; o Salone Del Móbile em Pádua; a Feira Internacional de Colônia; o Salão Internacional do Móvel de Milão, e em diversos museus brasileiros.
Em 1977, inicialmente no Leblon, inaugurou a galeria de arte que tem seu nome.  Em 1979, transferiu-se para o Shopping da Gávea onde até hoje produz, gerencia, coordena e organiza algumas das mais de 300 exposições individuais e coletivas. Eventualmente, sua galeria também realiza: mostras coletivas, palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros.
Desde o final dos anos 50 atua na área do design de mobiliário e desde o final dos anos 70 também como design gráfico atuando como responsável por todo o material editado para os diversos eventos realizados e ou apoiados pela Galeria Anna Maria Niemeyer.
Posteriormente, retornou ao design de interiores e realizou os projetos de decoração do Parlamento Latino-Americano em São Paulo, do Superior Tribunal de Justiça e a residência de Sebastião e Dirce Camargo, ambos em Brasília. É autora também da ambientação do MAC-Niterói e de alguns ambientes (bar, salão de exposição e administração - no prédio novo) do Museu Oscar Niemeyer (ex-Novo Museu) em Curitiba, para onde foram criados alguns móveis especiais.
Foi, com Victor Arruda e Italo Campofiorito, autora do projeto de criação do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-NITERÓI), tendo intermediado junto a seu pai o arquiteto Oscar Niemeyer a doação do projeto de arquitetura para a Prefeitura de Niterói.  Logo em seguida coordenou a exposição “A Caminho de Niterói - Coleção Sattamini”, realizada no Paço Imperial e integrou inicialmente a Comissão para Estudo de Implantação do Regimento Interno do Conselho Deliberativo e da Comissão de Acervo do MAC-Niterói.
É Membro Vitalício do Conselho Curador da Fundação Oscar Niemeyer e desde 2003 foi agraciada com o título de Sócio-Benemérito da Associação de Amigos do Paço Imperial.
Eventualmente atua como curadora convidada em mostras coletivas, entre elas: 1986 / Território Ocupado (Ocupação da Piscina por Victor Arruda) - na Escola de Artes Visuais do Parque Lage-RJ; 1998 / Eliane Duarte, Galeria Camargo Vilaça, São Paulo-SP; 1999 / Os 90 - Sala Especial Eliane Duarte e Marcos Cardoso e em 2002 / Brasil Contemporâneo - Década de 90, ambas as mostras realizadas no Paço Imperial-RJ.
Em 2005, comemorando o 26º aniversário de funcionamento da galeria no Shopping da Gávea e dando início às comemorações dos 30 Anos de sua fundação inaugurou um novo espaço, no Baixo-Gávea, localizado na Praça Santos Dumont, 140 loja A, destinado exclusivamente à exibição permanente de obras dos artistas representados com exclusividade pela Galeria Anna Maria Niemeyer.
1.2 Móveis
1.2.1 Espreguiçadeira de balanço em madeira e palhinha – 1977 - Oscar Niemeyer e Anna Maria Niemeyer
1.2.2 Poltrona alta – 1971 - Oscar Niemeyer e Anna Maria Niemeyer
O desenho da poltrona alta com banqueta, teve como parceiro o seu pai, Oscar  Niemeyer. O móvel foi produzido com couro no encosto e estofado, e lâminas de madeira na estrutura – material que não era utilizado no Brasil.
O primeiro protótipo da poltrona alta com banqueta não utilizou madeira e tinha sua estrutura feita de lâminas de aço e ângulos retos – aquele mesmo pelo qual, em seu poema,Oscar Niemeyer afirmava não se atrair ("não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual").
1.2.3 Marquesa – 1974 - Oscar Niemeyer e Anna Maria Niemeyer

1.2.4 Salão de banquete do Palácio da Alvorada
   O salão de banquete do Palácio da Alvorada foi concebido por Anna Maria Niemeyer. Ela foi responsável pela ambientação e pelo design das cadeiras.




1.2.5 Poltrona Jacarandá
 Anna Maria Niemeyer, assina as cadeiras anos 60 de jacarandá da sala de jantar do Palácio da Alvorada.

1.2.6 Salão de recepções do Palácio da Alvorada
O Salão Nobre ou Salão de Recepções, ao lado do Salão Negro, é decorado com um vitral de Marianne Peretti, painel do artista plástico Athos Bulcão e móveis de Ana Maria Niemeyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário